Para quê serve sementes de girassol

Com seu suave sabor de noz e a textura firme, a semente de girassol é uma ótima deixa para um petisco saudável, que lhe fornecerá energia e nutrição.

Seu nome científico (Helianthus annuus) diz sobre sua aparência com o sol, por helios ser uma palavra grega que define sol, e anthos, também uma palavra grega, que define flor. As sementes do girassol tem grande quantidade de óleo, e é um dos principais produtos usados na produção do óleo poli saturado.

 

Arqueólogos confirmam que o cultivo desta planta começou no ano 3.000 AC, que atualmente é a localidade dos Estados do Novo México e Arizona. Os indígenas aproveitam todas as partes da flor: das sementes fazem farinha rica em fibras e proteínas, e retiram um óleo que trata dos cabelos; do caule criavam fibras têxteis; usam as folhas como fonte de alimento para seus animais; das flores retiram uma espécie de corante.

As plantações de girassol ocupam em média 20 milhões de hectares no mundo inteiros, e suas flores recebem mais nutrientes em temperaturas de 18 a 30C°. As propriedades naturais do girassol são diversas, tanto quanto as medicinais.

As propriedades naturais vão desde o óleo de girassol refinado, até a fabricação de sabonetes e velas. Ele contém gordura polisaturada e vitaminas do complexo E, B, fósforo, ferro, minerais, potássio, magnésio e zinco. A cada 100 gramas, tem-se 20 grama de proteínas, 30 gramas de fibras e 120 miligramas de cálcio. Além de nutritiva, ela é bastante calórica (uma porção de 10 gramas contém 60 calorias).

Nas propriedades medicinais, suas folhas e flores são manejadas para diminuir o tempo de cicatrização em machucados e feridas. Também usam-na contra doenças pulmonares e de garganta. Repletas de ômega-6, elas evitam problemas cardíacos e auxiliam no tratamento de esclerose múltipla. O óleo de girassol medicinal é recomendado para bronquite, artrose, úlcera de estômago, trombose, eczema, aliviar dor de cabeça, problemas cardíacos, renais e intestinais.

Informações adicionais sobre o girassol

  • Ele possui 920 gêneros e mais de 19 mil espécies, pertencente da família das Compostas, as famosas Asteráceas. Sua flor, nos EUA, é o símbolo oficial do Kansas, lugar onde sua plantação cobre grande parte.
  • Seu formato era usado como modelo para confecção de jóias de ouro pelos povos incas, também significava o terreno do sol.
  • A produção mundial do girassol é em prol a produção de óleo (cerca de 90%), e apenas os 10% restantes são usados como outras formas de alimento.

5 Respostas

  1. zenilde 02/06/2012 a 7:41 am · Responder

    Olha foi uma informação muito boa que eu tive sobre sementa de girassol gosto de estar informada pois gosto de cuidar da minha saúde obrigado pela espricaçaõ.

  2. Augusta queiroz 03/11/2012 a 8:12 pm · Responder

    Exelente, grata pelas informações, Augusta Queiroz.

  3. leticiacarolina 09/11/2012 a 10:17 pm · Responder

    a semente do girrasol serve para fazer oleo e farinha tem fibras e minerais muito saudaves ate logo pessual

  4. Lenilza 20/01/2013 a 1:24 pm · Responder

    Amo me cuidar e a semente de girassol vai passar a fazer parte da minha nutrição. Grata pelas informações.

  5. lourdes 14/06/2013 a 10:38 pm · Responder

    gostei do informacao estou tomando cha de semente para dor de cabeça

Responder

Ao curtir você nos ajuda a melhorar o blog