Como pegar o Certificado de Conclusão pelo ENEM

Agora através do ENEM pode-se obter o certificado de conclusão do ensino médio. Este é um assunto que gerou polêmica e confusão entre os estudantes. Alguns até mesmo decidiram parar com seus estudos sem saberem os requisitos mínimos para se conseguir o certificado pelo ENEM.

Primeiro de tudo: o certificado de conclusão do ensino médio não é oferecido pelo INEP, mas sim pelas secretarias estaduais da educação e algumas outras instituições que têm uma ligação com o MEC.

Os resultados obtidos na prova do ENEM fica guardados por até dois anos no banco de dados do INEP, e assim as instituições podem acessá-lo para que você obtenha seu certificado.

Porém não é tudo. Muitas pessoas ficaram de fora nesta, pois os requisitos mínimos são:

  • Habilitar a opção de obter o Certificado do Ensino Médio pelo ENEM 2012 no ato da sua inscrição
  • No dia da primeira prova do ENEM, o candidato deve ter 18 anos completos
  • Conseguir o mínimo de 500 pontos na redação e 400 pontos em todas as outras matérias
  • Não é necessário ter estudado em escola pública

Com as notas que você obteve acima de 400 pontos, também é possível retirar sua declaração de proficiência, que serve para cursos que exigem a proficiência, alguns destes são os supletivos.

Fique atento! O próprio candidato interessado em retirar seu certificado e que estiver com todos os requisitos acima em ordem, precisa ir até a secretaria que o INEP indicar para você.

Responder

Ao curtir você nos ajuda a melhorar o blog