Chá de Gengibre: O que é, pra que serve, como fazer

Da família das Zingiberaceae, o gengibre se originou na Ilha de Java, na China e na Índia, e a partir destes locais se espalhou para diversas outras regiões do mundo.

Além de gengibre, esta planta é conhecida por nativos e indígenas como Mangaratiá ou Mangarataia. No Brasil, o gengibre é muito cultivado na faixa litorânea de Santa Catarina, Espírito Santo e São Paulo por estes locais possuírem um clima e solo mais adequados.

O gengibre pode atingir mais de um metro de altura, e as suas folhas são verde-escuras que nascem do caule grosso, duro e subterrâneo. As flores do gengibre são amare-lo claro, como espigas tubulares. Desde a antiguidade que utilizam o caula subterrâneo do gengibre como especiarias na culinária e em medicamentos.

Para uso medicinal, o gengibre é muito antigo e popular por diversos cantos do mundo, o chá de gengibre é muito útil contra tosses, gripes, resfriados e até mesmo contra a ressaca. Se usado como banho e compressa, se torna útil contra artrite, dor de cabeça, dor na coluna e gota. Também é usado para descongestionar a área nasal, previne o câncer de ovário e intestino e melhor as cólicas menstruais.

Porém, apesar de ser muito benéfico, o chá desta planta não deve ser consumido por pessoas que possuam problemas na coagulação sanguínea.

Para fazer o chá de gengibre você precisará de:

  • três colheres de sopa de gengibre fresco e picado
  • um litro de água fervente
  • mel à gosto

Como fazer:
Em uma panela ferva a água e desligue o fogo. Coloque o gengibre e deixe tampado por quinze minutos ou até que amorne. Depois coe e adoce à gosto com mel.

Beba no máximo uma xícara de chá a cada oito horas.

Responder

Ao curtir você nos ajuda a melhorar o blog